terça-feira, 16 de julho de 2019

O que é o pé plano (pé chato)?



Leia este artigo no novo blog da Physioclem, +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/o-que-e-o-pe-plano-pe-chato

O pé é uma estrutura complexa destinada a suportar o peso do corpo. Em condições normais, a planta do pé é curva, tendo a forma de uma hemicúpula aberta internamente, de modo a permitir a repartição do peso do corpo pelos vários pontos de apoio. Assim, a sola do pé não se apoia integralmente no chão.

A ortopedia usa o termo pé chato (ou pé plano) para designar uma deformidade oriunda do achatamento de um ou mais arcos do pé. Este achatamento faz com que quase toda a sola dos pés entre em contato com o chão. O arco do pé desaparece quando o pé apoia no chão e reaparece quando a criança levanta os dedos ou fica na ponta dos pés. É uma condição que normalmente acomete a maioria das crianças até os 3 ou 4 anos de idade, quando começa a ocorrer o desenvolvimento normal do arco do pé, mas que geralmente não ocasiona sintomas.
Muitos adultos com pé chato desde a infância nunca se deram conta disso.

Quais são as causas do pé plano?
O pé da criança não é apenas uma miniatura do pé do adulto, porque é diferente tanto estrutural como funcionalmente. Os recém-nascidos geralmente têm a sola do pé plana, resultante do acúmulo de gordura nesta região. Os seus joelhos normalmente são arqueados para fora e, posteriormente, para dentro, sob a forma de X. Com a idade, o pé vai sofrendo modificações que o tornam semelhante ao pé adulto, tendo nisso uma forte influência genética. As crianças das quais se diz terem pés chatos demoram mais a fazer essas modificações ou nem chegam a fazê-las.

Quais são os sinais e sintomas do pé plano?
Na maioria das vezes o pé chato não gera sintomas e, portanto, a criança não apresenta queixas.

Quando ocorre dor, ela não tem uma localização específica. Como o arco plantar é o primeiro a absorver o impacto do pé com o solo, a sua deformidade prejudica essa função e transmite vibrações anormais aos joelhos, ancas e coluna vertebral, podendo gerar sintomas nessas estruturas. Podem aparecer dores nos pés após longas caminhadas.

Outras manifestações clínicas mais subtis do pé plano podem ser: atraso para começar a gatinhar e a andar, claudicações, etc.

Como se despista o pé chato?
O diagnóstico é feito através da observação direta e de sinais clínicos específicos, podendo ser feitos alguns testes de despiste.

Como prevenir o pé plano?
* Estimular que a criança ande descalço até andar bem e de preferência em solos diferentes como areia, terra, tapetes de texturas variadas, etc.
* Estimular a criança a andar nas pontas dos pés.
* Usar calçado de sola macia e flexível.

Como evolui o pé plano?
Os pés chatos levam a uma estática e a um caminhar instável, o que resulta em movimentos excessivos e anormais das articulações que podem causar fadiga, tensão e mesmo deformação articular.

A Fisioterapia pode ajudar nestes casos, para mais esclarecimentos agende a avaliação do seu filho/a

Sem comentários:

Enviar um comentário