Postura correta, coluna saudável

09:02




Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/postura-correta-coluna-saudavel

De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% das pessoas em todo o mundo sentem ou poderão vir a sentir dor na coluna. Na maioria dos casos, a causa poderá estar relacionada com uma postura incorreta e/ou com hábitos de vida sedentários.
Assim, torna-se cada vez mais importante corrigir ou prevenir possíveis desequilíbrios musculares responsáveis pelas posturas incorretas assim como reforçar a ativação dos músculos responsáveis pelo suporte de toda a coluna.
É na sequência deste problema que tem vindo a tornar-se cada vez mais importante na nossa sociedade, que se torna necessário a implementação de atividades que promovam a correção dos desequilíbrios musculares responsáveis pelas “más posturas”, melhorando a qualidade de vida. 


Como Funcionam? 
As classes decorrem duas vezes por semana, em pequenos grupos, sendo que numa das sessões é realizado Stretching Global Activo (SGA) e na outra Pilates Clínico.
Antes de poderem integrar as classes, todos os elementos deverão realizar uma sessão individual (gratuita) onde é avaliada a postura e sintomatologia de cada um e realizada a iniciação ao método de pilates. Esta sessão é realizada nas instalações da Physioclem Leiria devendo ser efetuada marcação prévia da mesma.
O que é o Pilates Clínico?
O Pilates baseia-se num conjunto de exercícios que trabalham corpo e mente, que podem ser feitos no solo, com auxílio de objetos ou em aparelhos específicos desenvolvidos para o efeito.
Trata-se de um método que utiliza a resistência do peso do corpo, e que conjuga de forma equilibrada trabalho de força, flexibilidade e estabilidade, melhorando a postura, alongando e tonificando a musculatura sem exageros, permitindo igualmente uma redução global do stress.
Neste método, os vários grupos musculares trabalham de forma simultânea, integrados em movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, na respiração e na estabilidade central (conseguida através da contração dos músculos estabilizadores).
Valoriza a qualidade dos movimentos mais do que a quantidade, o que faz com que quem o pratica se sinta revigorado em vez de exausto no final de uma sessão de pilates.
Ao longo do seu tempo de existência, o Pilates foi sofrendo algumas alterações e adaptações, começando a ser utilizado por Fisioterapeutas, desenvolvendo-se assim o Pilates Clínico.
No Pilates Clínico, o Fisioterapeuta efetua uma avaliação inicial da função muscular local e global, elaborando posteriormente, um programa de exercícios que irá de encontro ao que é necessário trabalhar.
O que é o SGA?
O S.G.A. (Stretching Global Ativo) é uma técnica de alongamento baseada no método de Reeducação Postural Global, que  permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade aos grupos musculares mais tensos, resultante das más posturas que vamos adotando ao longo do nosso dia-a-dia.  A globalidade dos estiramentos e o trabalho respiratório, conferem-lhe uma eficácia incomparável na correção dos desequilíbrios musculares responsáveis por posturas incorretas. Este método é aplicado por Fisioterapeutas com  o objetivo de manter o alongamento necessário para uma melhor postura  e prevenir possíveis lesões.
Quais os Benefícios que pode obter com a prática destas Classes?
- Ganho de força;
- Alongamento, tonificação e definição da musculatura sem exageros;
- Definir a musculatura abdominal mais profunda;
- Fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico;
- Trabalhar a perceção do corpo e mente;
- Padrões mais eficientes de movimento deixando o corpo menos vulnerável a lesões;
- Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganhando energia;
- Melhoria o alinhamento postural;
- Ganho de estabilidade lombo-pélvica e/ou cervical;
- Alívio das dores de coluna e stress das articulações;
- Prevenção do aparecimento de recidivas em casos de dor de coluna e noutros;
- Aumentar o equilíbrio e a coordenação neuromuscular;
- Melhorar a mobilidade, agilidade e vigor;
- Complemento para treino desportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária;
- Melhorar a aparência corporal, bem como a autoestima.
Quem são as instrutoras?
- Ana Amado, Fisioterapeuta com formação em Reeducação Postural Global.
- Daniela Fulgêncio, Fisioterapeuta com formação em Pilates Clínico Matwork nível 1, 2 e  Class Instructor.
Onde decorrem as Classes?
LEIRIA
- Complexo Municipal de Piscinas de Leiria
- Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos

Onde se Inscrever e saber mais informação?
Physioclem Leiria
Rua Miguel Torga, lote 2 R/C Dto 2410-132 Leiria
Telefone: 244 109 427 ou 927 895 775

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.