sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Physioclem presta serviço de Fisioterapia ao Domicílio








A fisioterapia avalia, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm como principal objetivo tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções. Um ponto fundamental na perspetiva da fisioterapia é a funcionalidade do indivíduo durante a execução das suas atividades da vida diária (AVD's).
Um dos locais de atuação do fisioterapeuta é no domicílio do utente, com intervenção em qualquer especialidade, nomeadamente em casos de ortopedia (fraturas, colocação de próteses, entre outros), neurologia (AVC, Parkinson, paralisia cerebral, entre outros), respiratória (bronquiolites, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – DPOC, derrame pleural) reumatologia (artroses, artrite reumatoide), ginecologia e obstetrícia (preparação para o nascimento e pós-parto, incontinência urinária feminina e masculina).
De igual modo, a fisioterapia no domicílio pode ser realizada a qualquer grupo etário desde a pediatria, como por exemplo em casos de bronquiolites, asma, paralisia cerebral, torcicolo congénito, até à geriatria, quer na reabilitação de casos neurológicos, ortopédicos, respiratórios, distúrbios na marcha e equilíbrio relacionados com a idade, quer na prevenção de sequelas de imobilização e acamamento prolongado.

Vantagens do tratamento de fisioterapia ao domicílio: 

  • A recuperação do utente ocorre no conforto do seu lar, com mais privacidade e sem necessidade de se deslocar, especialmente em casos em que a deslocação é condicionada, tanto a nível físico como ambiental; 
  • Poupa tempo e economiza em transportes, como também deixa de estar dependente de terceiros para essa deslocação; 
  • Atendimento com flexibilidade de horário e mais personalizado, com possibilidade de treino de tarefas funcionais no meio em que está inserido, conseguindo assim conhecer os fatores de risco existentes (por exemplo: móveis, tapeçarias, entre outros que possam colocar em risco ou impedir a capacidade de deslocação do utente dentro de casa de forma segura) e criar estratégias para os minimizar;
  • Torna o utente mais autónomo nas suas AVD's uma vez que este será treinado nessas mesmas atividades em contexto real.
Além destas vantagens, a realização de fisioterapia ao domicílio permite, em casos de dependência mais elevada, educar e capacitar o cuidador responsável a efetuar com segurança e corretamente posicionamentos no leito e no cadeirão para evitar feridas, transferências da cama para um cadeirão/banheira/carro, vestir e despir o utente, entre outras atividades/tarefas que o cuidador tenha dificuldade em desempenhar de forma a prevenir quedas ou mesmo lesões em si próprio.
Alguns estudos revelam que a fisioterapia ao domicílio torna os cuidadores mais orientados, esclarecidos a respeito da doença, sentindo-se mais satisfeitos e menos cansados ao cuidar dos seus familiares. Esses estudos mostram ainda que os cuidadores dos pacientes com apoio de fisioterapia ao domicílio têm uma visão mais otimista do quadro clínico, bem como se sentem mais motivados ao lidar com esses pacientes.
A fisioterapia ao domicílio deve ser estruturada considerando alguns fatores como as condições sociais de cada indivíduo, os equipamentos necessários para a sua reabilitação, identificação do cuidador do paciente em casa. Também é necessário ter em conta o efeito psicológico que as visitas do fisioterapeuta surtem na vida e no quotidiano dos pacientes, especialmente nos casos neurológicos, uma vez que, além da reabilitação física, estes pacientes desenvolvem a sensação de segurança e confiança.
A Physioclem presta os serviços de Fisioterapia ao Domicilio em todo o Distrito de Leiria (concelhos de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós) e nos concelhos de Ourém e Torres Vedras.




Jessica Dias
Fisioterapeuta Physioclem 

Sem comentários:

Enviar um comentário