segunda-feira, 1 de abril de 2013

Posição de sentado - Cuidados a adotar




 
 
 
Existem fatores importantes que contribuem para a instalação de alterações posturais. Em muitos casos estas alterações estão relacionadas com as posturas inadequadas que os jovens adotam tanto na sala de aula como em casa (para ver televisão, realizar as refeições e utilizar o computador, por exemplo).
Estudos de Kristgandótirr, (1996); WedderKopp, (2001) e Oliveira, (2002), realizados com alunos do ensino básico, demonstraram que as síndromes dolorosas na coluna vertebral ocorrem cada vez mais precocemente. Estes desconfortos podem estar associados às posturas assumidas pelos alunos em contexto de sala de aula, visto que, considerando os seus aspetos biomecânicos, permanecem por longos períodos de tempo nas suas carteiras para realizarem as atividades escolares, durante uma idade em que as suas estruturas corporais estão em pleno desenvolvimento. (Ritter, 2002 e Gallahue, 2001).
Para manter a posição de sentado ou para realizar uma atividade de escrita, ocorre comumente uma inclinação anterior do tronco. Na tentativa de equilibrar o tronco, os músculos paravertebrais contraem-se estaticamente, o que resulta num aumento da compressão dos discos lombares. (Oliveira, 2006 e Domljan, 2008). Nesta posição ocorre cerca de 50% de aumento de pressão dos discos intervertebrais da coluna lombar, contribuindo a longo prazo, para a degeneração dos mesmos. (Couto, 1995 e Kapandji, 2001). As estruturas posteriores sofrem alongamento enquanto as anteriores sofrem compressão e em função deste comportamento biomecânico, ocorrem distensões ligamentares e desequilíbrios musculares. O retorno sanguíneo fica também comprometido nesta postura quando mantida por longos períodos, devido à compressão na região poplítea, muitas vezes causadas por mobiliários inadequados à antropometria dos alunos. (Oliveira, 2002 e Reis e Moro, 2002). Ainda a respeito deste aspeto têm sido desenvolvidos inúmeros estudos que concluem que o mesmo modelo de mobiliário escolar não atende às especificações ergonómicas nem às características antropométricas dos alunos. Este fator facilita a adoção de posturas inadequadas e ergonómicamente incorretas, além de, a longo prazo resultar no aparecimento de dor. Desta forma torna-se imperativo que as Instituições dediquem uma atenção especial aos mobiliários que utilizam nas salas de aula, bem como promovam ações de orientações posturais para que a predisposição às lesões das estruturas osteomioarticulares possa ser minimizada.
 
 
Neste âmbito, as orientações a veicular deverão considerar:

   A escolha de uma cadeira que tenha de altura, a mesma distância medida entre o joelho do aluno e o chão ou uma cadeira que permita este ajuste de altura;

   Colocar os pés no chão de forma que a tíbia (perna) e o fémur (coxa) formem um ângulo superior a 90 graus e os joelhos fiquem a dois palmos de distância um do outro;
   Os alunos devem permanecer sentados sobre os isquións, com uma leve anteroversão do quadril (ou seja, o quadril para frente);
   Manter as costas apoiadas na cadeira (que deve ter apoio para a lombar);
   Unir as omoplatas de modo a apoiá-las na grelha costal;
   Manter os membros superiores ao longo do corpo com ligeira rotação externa;
   Alongar a coluna cervical (pescoço);
   Manter a horizontalidade do olhar;
    Não permanecer mais do que 1h30-2h na posição de sentado sem fazer um intervalo, mudando de posição e alongando os músculos.
 
Propõem-se ainda algumas soluções no que diz respeito à ergonomia da sala de aula, nomeadamente:
- Para crianças pequenas, que sentadas não chegam com os pés ao chão, devem colocar-se listas telefónicas, um tijolo, um calço, ou algo similar debaixo dos pés, para que a criança fique com a anca e joelhos a 90º, e pés bem apoiados. Nestes casos, se a secretária for muito alta em relação ao tronco da criança, esta deve sentar-se sobre almofadas ou listas telefónicas.
- Para crianças grandes, que sentadas ficam com os membros inferiores a bater na mesa, verificando-se esta demasiado baixa, propõe-se a colocação de calços, livros, ou estruturas semelhantes, por forma a aumentar a altura das secretárias. 
Na postura correta existe uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais. Os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente e assim é prevenido um desgaste prematuro de todas as estruturas envolvidas no suporte da própria postura.
 

A prevenção é o caminho para um crescimento saudável e feliz!

 

Sara Lourenço
Fisioterapeuta Physioclem


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