quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O QUE É A HIDROTERAPIA?


A Hidroterapia é intervenção clínica através de um programa de exercícios desenvolvido em meio aquático, onde o Fisioterapeuta define e adapta o mesmo, à condição específica de cada indivíduo. É usada para casos de mobilidade reduzida, de modo a otimizar a independência funcional de cada um.
As características da água, flutuabilidade e resistência, exigem ao utente um alto gasto de energia, mas com relativamente pouco movimento ou tensão articular. Pois, no meio aquático, a sensação de peso do corpo sobre as articulações é reduzida, o que não acontece num programa de exercícios normal fora de água. Além destas vantagens, a água aquecida proporciona maior relaxamento e alívio da dor, possibilitando um bem-estar físico e mental. 
Todas estas vantagens da água permitem a realização de exercício, em condições clínicas específicas, que noutros contextos acrescentariam dor e desconforto ao indivíduo. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS?
O principal benefício deste tipo de intervenção, em meio aquático, passa pela facilitação da mobilidade, bem como pelo relaxamento físico e mental:
- Fortalecimento e alongamento muscular, sem grande esforço;
- Aumento da amplitude articular;
- Diminuição de dor e do desconforto;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Melhoria do funcionamento cardiorrespiratório;
- Melhoria do equilíbrio e da coordenação neuromuscular;
- Reduz o “stress” e a ansiedade;
- Potencia o desenvolvimento de autonomia nas atividades do dia-a-dia.

A QUEM SE DESTINA?
Pode ser realizada por qualquer indivíduo, contudo está indicada para determinadas situações clínicas:
- Condições de Mobilidade Reduzida; 
- Patologias reumatológicas;
- Lesões musculoesqueléticas;
- Gestantes;
- Patologias venosas; 
- Patologias neurológicas.

ONDE SE REALIZAM SESSÕES DE HIDROTERAPIA?
A Physioclem dispõe de sessões de Hidroterapia, individuais e/ou em grupo, com duração de 45 minutos, aproximadamente, no Complexo das Piscinas Municipais de Leiria. Estas são acompanhadas e desenvolvidas por um Fisioterapeuta da equipa da clínica.

Sem comentários:

Enviar um comentário