Physioclem marcou presença no 8º Congresso Nacional de Fisioterapia

08:51






A Physioclem apresentou, no dia 13 de Novembro,  no 8º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, o trabalho de investigação: “A intervenção da Fisioterapia na unidade de Cuidados Continuados da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré”. A realização deste estudo teve como objetivo principal analisar o trabalho desenvolvido pela Fisioterapia através do grau de funcionalidade/dependência que os utentes alcançaram, até à data de alta, na Unidade de Média Duração e Reabilitação da Unidade de Cuidados Continuados e Integrados (UCCI) da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (CNSN), nos seus dois anos de existência.

As Unidades de Média Duração e Reabilitação dos Cuidados Continuados e Integrados têm como finalidade prestar cuidados a doentes com perda de autonomia potencialmente recuperável que requerem cuidados de saúde que, por parte dos cuidadores e/ou equipas de cuidados continuados integrados, não podem ser prestados no domicílio, com previsibilidade de internamento superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos. A abordagem da fisioterapia nestas instituições visa promover uma melhor qualidade de vida e independência aos idosos, uma vez que o idoso institucionalizado apresenta diversas necessidades sociais, de saúde e autonomia nas atividades diárias.

Realizou-se um estudo quantitativo e descritivo longitudinal, no qual foi utilizado uma amostra constituída por 30 utentes, divididos em 3 grupos, consoante diagnóstico clínico: neurológico, ortopédico e outros diagnósticos. Para a recolha de dados, foi realizada uma tabela de levantamento de dados e o Índice de Barthel (IB), utilizando-se os valores da avaliação à data de entrada e os à data de alta. O Índice de Barthel é uma escala para avaliar a capacidade para a realização das atividades da vida diária, como comer, fazer a higiene pessoal, o uso dos sanitários, tomar banho, vestir e despir, controlo de esfíncteres, a deambulação, a transferência da cadeira para a cama, subir e descer as escadas.

Através dos resultados obtidos concluiu-se que, desde a existência da Unidade de Média Duração e Reabilitação da UCCI da CNSN, o impacto da intervenção da fisioterapia na capacidade funcional dos seus utentes teve um efeito importante, com resultados estatisticamente significativos, ajudando a melhorar a independência e a autonomia dos utentes na realização das Atividades da Vida Diária (AVD’s).

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.