Prevenção de quedas



Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/prevencao-de-quedas

Causas para uma queda

 Existem vários fatores de risco que predispõem uma pessoa a sofrer uma queda. Alguns desses fatores podem ser internos, ou seja relacionados com a idade e a presença de algumas doenças e, consequente, medicação.
 Tendo em conta, as alterações fisiológicas que ocorrem a nível ósseo, muscular, articular, cardiorrespiratório e neurológico com o aumento da idade (referidas nos nossos últimos posts), recordamos que a pessoa idosa apresenta tendência para uma postura mais cifótica (corcunda), perda de massa e força muscular principalmente ao nível das pernas, cansaço fácil e diminuição do equilíbrio e coordenação, muitas das vezes associado a défices visuais e auditivos.
Todos estes fatores internos, originam uma alteração na marcha, que se torna mais lenta, com passos mais pequenos e juntos ao chão, fazendo com que a pessoa facilmente possa tropeçar e cair. De igual modo, os seus reflexos para evitar uma queda também são mais lentos e menos eficientes.
 Por outro lado, também existem fatores de risco externos que estão relacionados com questões sociais e ambientais como buracos na rua, piso escorregadio, aspetos habitacionais (tapetes, móveis, escadas, animais domésticos,…) e pessoais (vestuário, calçado,…).  

Consequências de uma queda 

 As principais consequências de uma queda nas pessoas idosas são escoriações, fraturas com consequente hospitalização, e morte.
 Na maioria dos casos, a ocorrência de uma queda, pelos danos físicos que causa (principalmente a imobilidade temporária), leva a que atividades que antes a pessoa realizava sem ajuda e sem dificuldades, como vestir-se, higiene pessoal, ir às compras, entre outras, podem ficar comprometidas temporária ou permanentemente.
Estas situações, infelizmente, são muito comuns em situações de queda que causam fratura de algum osso das pernas, levando a imobilização com consequente perda da marcha.
 Por outro lado, o impacto da queda, normalmente, não se reflete só na pessoa que a sofreu mas também nos seus familiares, que precisam ajudar no tratamento e recuperação do idoso.
 Para além de danos físicos, uma queda pode causar sentimentos de medo, fragilidade e insegurança. Portanto, todos esses sentimentos podem trazer importantes modificações emocionais, psicológicas e sociais, fazendo com que muitos idosos deixem de realizar atividades que costumavam fazer e percam autonomia gradualmente.

Dicas para prevenção de quedas

As quedas não acontecem apenas devido a um único fator, mas sim à combinação de vários fatores de risco. Se conseguirmos eliminar alguns fatores a probabilidade de sofrer uma queda também diminui.

Aqui ficam algumas dicas de prevenção:

 - manter-se o mais ativo possível, realizando atividade física para ganhos de força, flexibilidade e equilíbrio;
 - consultar um oftalmologista uma vez por ano devido às alterações visuais;
 - utilizar sempre tapete antiderrapante na banheira ou poliban;
 - na dificuldade de se baixar durante o banho utilizar um banco resistente e com bases antiderrapantes;
 - evitar camas e cadeiras muito baixas, pois dificultam o sentar/levantar;
 - nunca andar no escuro, se necessário utilizar luzes de presença durante a noite;
 - manter espaço aberto entre móveis para perfeita circulação;
 - não utilizar tapetes pequenos na casa e não ter objetos espalhados pelo chão;
 - manter os fios dos aparelhos próximos das tomadas;
 - escadas bem iluminadas, de preferência com corrimões dos 2 lados, e fita antiderrapante nos degraus;
 - na cozinha, colocar os utensílios que usa mais vezes em uma altura de melhor alcance;
 - sentar-se para vestir calças, meias e sapatos;
 - não usar roupas compridas que arrastem no chão;
 - preferir chinelos todos fechados e sapatos com sola antiderrapante;
 - não carregar objetos grandes que dificultem a visão do caminho a fazer;
 - se tiver animais de estimação, procure deixá-lo no quintal ou preso quando estiver a fazer as suas tarefas (cozinhar, estender roupa,…).  

A equipa Physioclem!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.