Fisioterapia ajuda a combater Incontinência Urinária







Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: 
https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/fisioterapia-ajuda-a-combater-incontinencia-urinaria

Muitos são aqueles que ainda têm dúvidas sobre como combater a Incontinência Urinária. Um problema que, ao contrário do que se possa pensar, afeta igualmente o sexo feminino e o masculino, em diferentes períodos da vida.
A fisioterapia é uma das formas de prevenir e tratar a incontinência urinária, através do trabalho de fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico. Estes músculos são o chão da pélvis, que suportam todos os órgãos e participam também no encerramento da uretra. Fala-se em incontinência urinária quando há uma perda involuntária de urina que é suficientemente frequente para se tornar um problema social ou de higiene. A faixa etária mais afetada é a partir dos 50 anos, fruto de problemas relacionados com a menopausa nas mulheres e com a próstata nos homens, mas pode também surgir noutra qualquer idade e ter várias causas: hormonais, pavimento pélvico danificado na gravidez, prática de desporto de grande impacto, entre outras. A incontinência urinária pode surgir durante a gravidez, com a tosse ou os espirros, ou aquando de certos movimentos corporais mais bruscos e intensos. Pode também estar relacionada com uma infeção urinária, com consequências de uma lesão pélvica, tratamentos de radioterapia, ou com certas patologias médicas e neurológicas.
Estima-se que apenas 50% das pessoas afetadas procura ajuda, sendo que muitas tentam viver com o problema, recorrendo a fraldas ou outros produtos absorventes, com consequentes mudanças no seu estilo de vida. Provavelmente, esta atitude prende-se com o facto de se sentirem embaraçados ou envergonhados com o facto de admitirem esta condição perante alguém.
O recurso à fisioterapia, como método de tratamento, ainda não é muito divulgado. Porém, é, sem dúvida, um dos mais eficazes no combate a este problema.
A fisioterapia procura fazer uma reeducação dos músculos do pavimento pélvico, principalmente para fortalecer ou reativar esses músculos, que são importantíssimos para conseguir manter os esfíncteres fechados de forma a encerrar a uretra e não permitir que a urina saia.
Cada caso deve ser tratado individualmente. Nas primeiras semanas de fisioterapia, os pacientes começam a ver o resultado do fortalecimento destes músculos. Normalmente, é estipulado o tratamento na clínica uma vez por semana, mas é imprescindível continuar os exercícios musculares em casa.
Vânia Clemente e Ana Catarina Almeida
Fisioterapeutas Physioclem
www.physioclem.pt

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.