Dica preventiva: dor lombar no surf e bodyboard


Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/dica-preventiva-dor-lombar-no-surf-e-bodyboard


A dor lombar é uma patologia comum nos surfistas e bodyboarders. Incómodo, pressão ou dor aguda  são algumas das palavras que usam para descrever as dores no centro da coluna lombar. Sentem-na, normalmente, quando permanecem na posição de deitado a remar ou na transição do movimento de deitado para de pé no surf. 
A biomecânica do Surf ou do Bodyboard, especificamente na posição de deitado a remar, pode aumentar a pressão sobre as articulações da coluna lombar, conhecidas como facetas articulares. Já na mudança para a posição de pé, numa prancha de surf, a coluna lombar precisa ampliar o movimento de extensão, aumentando, desta forma, ainda mais a pressão das facetas articulares. 
As facetas lombares em compressão produzem dor ao nível da coluna lombar que pode irradiar até a parte posterior das coxas.


 

Como prevenir a dor lombar facetária

Normalmente, os músculos que se encontram com maior tensão são o Grande Dorsal, os Abdominais e o Psoas-ilíaco. Desta forma, sugerimos que alonguem estes músculos por forma a evitar uma excessiva extensão da coluna. Cada exercício, deve ser repetido 4 vezes, durante 30 segundos.


Exercício de alongamento do grande dorsal

 

 


Exercício de alongamento dos abdominais





 

Exercício de alongamento do psoas-ilíaco 

 

 



Atenção:

Este artigo não deve ser interpretado como um tratamento ou diagnóstico de Fisioterapia/Osteopatia. Destina-se a fornecer informações e indicações preventivas da dor lombar facetaria, muito habitual nos surfistas. Se sentir dor durante a realização dos exercícios, deixe de os realizar e contacte um Fisioterapeuta/Osteopata.


 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.