quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Síndrome do Ombro Congelado ou Capsulite Adesiva








É um quadro clínico caracterizado por limitação de todas as amplitudes articulares do ombro (flexão, abdução, rotação interna e rotação externa) devido a uma retracção da cápsula articular que envolve o ombro (perda da "folga" de tecido como se pode ver na imagem, causado pelo processo inflamatório).
 Implica elevadas limitações funcionais por perca de mobilidade articular, que se manifestam nas atividade diárias e laborais. Na maioria dos casos esta situação surge após um período de imobilização do membro superior ou como consequência de um processo inflamatório ou traumático que posteriormente desenvolve esta reação. Em alguns casos a origem é desconhecida.
 A recuperação passa por trabalhar essencialmente no sentido de libertar a articulação e devolver a mobilidade articular, reeducando a musculatura. A maior parte das vezes é essencial o trabalho conjunto do médico especialista e do fisioterapeuta, podendo implicar apenas tratamento conservador (medicação e/ou infiltração + fisioterapia) ou em casos mais complicados a cirurgia.
 A evolução normalmente é favorável mas muito demorada.
 Para quem tem esta situação sugerimos a leitura do seguinte artigo: http://www.ombro.org/wp-content/uploads/2010/08/artigo9.pdf
 Não deixe de procurar ajuda de profissionais especializados.
 Equipa Physioclem

Sem comentários:

Enviar um comentário