Síndrome do canal Guyon




Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/sindrome-do-canal-guyon

O canal de Guyon é um túnel na palma da mão, ao nível do punho, através do qual passa o nervo cubital. Esse túnel é formado basicamente por dois pequenos ossos e pelo ligamento que os conecta. Após atravessar o canal, o nervo cubital ramifica-se para fornecer sensibilidade ao dedo mínimo e a metade do dedo anular e inervação motora para os pequenos músculos da mão.
Os sintomas começam normalmente como uma sensação de alfinetadas nos dedos mínimo e anular e posteriormente essa sensação progride para uma dor tipo queimadura no punho e na mão, que é seguida por uma diminuição da sensibilidade e eventualmente dificuldade em usar a mão, decorrente da fraqueza dos pequenos músculos intrínsecos. Nestes casos é fundamental fazer um diagnóstico diferencial, percebendo se a origem do problema não provem da coluna cervical.
A maior parte destas situações têm resolução com fisioterapia. Técnicas de mobilização neural, alongamento miofascial e descompressão ligamentar promovem o rápido alivio dos sintomas.
Cuide da sua mão!
Equipa Physioclem

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.