quinta-feira, 7 de julho de 2016

Para que servem os exercícios com elásticos?







Frequentemente, observamos jogadores de andebol a realizar exercícios de rotação externa do ombro com elásticos. Sabe para que servem os exercícios com elásticos? Vamos deixar-lhe algumas dicas para melhorar a execução dos movimentos.
O movimento de remate/passe a cima do nível do ombro é exigente, exigindo extrema coordenação motora, força e flexibilidade. Para que tudo isto seja possível, é necessário que o ombro esteja estável para não provocar lesões.
O conceito de estabilidade articular define-se como a capacidade de o corpo controlar a amplitude de movimento, mantendo o correto alinhamento segmentar através de sistemas especializados. Esta é controlada por músculos locais que pré-ativam, protegendo a articulação ao produzir uma relação adequada entre os segmentos. O grupo de músculos responsável pela estabilidade do ombro é chamado de coifa dos rotadores, que produz forças de rotação interna e externa, além de aumentar a congruência articular. A esta zona, em que existe um alinhamento segmentar correto, pode chamar-se de “zona neutra”. Se a articulação se mantiver na “zona neutra”, durante toda a amplitude de movimento, garantimos que o ombro não irá provocar stress em diferentes estruturas anatómicas.
Os movimentos repetidos de remate provocam um aumento da tensão muscular em toda a cadeia rotatória interna do braço, tronco e membros inferiores. Este aumento de força provoca o enrolamento anterior do ombro e tilt anterior da escápula,  promovendo um desvio da zona neutra. De modo a manter a capacidade do ombro, deverá realizar-se um trabalho de ativação muscular de toda a cadeia de rotação externa, elevação e abdução (movimento contrário).
O movimento de remate/passe, envolve todo o corpo, portanto é incompleto realizar os exercícios com ênfase apenas nesta articulação. Por forma a potenciar este trabalho, deve ser ativada toda a cadeia muscular.

Exemplo 1: Exercício clássico para os rotadores externos




Exemplo 2: Proposta de exercícios para ativar toda a cadeia

   



   


    


Luís Ramos,
Fisioterapeuta e Osteopata
Créditos: “New ground Fitness”


Sem comentários:

Enviar um comentário