sábado, 7 de janeiro de 2017

A importância da desobstrução nasal no bebé




Tendo em conta que os bebés até aos 6 meses de vida respiram pelo nariz e que os orifícios nasais são pequenos, devem lavar-se para que possam respirar bem. Tendo em conta que os bebés não sabem assoar-se e que, por vezes, não sabemos se devemos realizar as lavagens nasais, nem as suas contradições, é essencial procurar ajuda ou pesquisar sobre esta temática. Contudo, se o bebé faz ruído a respirar e tem muco, deve realizar-se a lavagem nasal. Trata-se de uma das medidas preventivas mais importantes das infeções respiratórias.
Como devemos realizar a lavagem?
- Antes de comer e de dormir. Um dos principais sintomas de problemas respiratórios é que os bebés começam a comer menos. Assim que limpamos o nariz, a criança percebe que consegue fechar a boca, porque já pode respirar pelo nariz. Assim, conseguimos facilitar a alimentação e o sono.
- A lavagem deve ser feita antes de fazer a medicação, isto porque o Médico Pediatra recomenda medicação por inalação (aerossol) e é importante lavar o nariz, para garantir que a criança inala mais quantidade de medicação.

O que podemos utilizar para realizar a lavagem nasal?
- Monodoses de soro fisiológico. Estas não fazem muita pressão.
- Rhinomer spray nasal. Usando estes sprays é não há noção da quantidade de soro que está a introduzir-se.
- Seringa com soro fisiológico. Este método é o mais recomendado, mas o ideal é verter alguma quantidade de soro para um copo e com a seringa retirar do copo e colocar na narina. Desta forma, temos consciência da quantidade que introduzimos. Não deve tirar-se diretamente da garrafa do soro, porque se tiver um vírus, irá contaminar todo o soro.
Para bebés com menos de 6 meses, deve-se utilizar, de cada vez, 2ml por cada narina. Para bebés com mais de 6 meses, deve-se utilizar, de cada vez, 5 ml por cada narina.

Como se deve fazer a lavagem?
Bebés até aos 6 meses:
Deitado de lado, com a boca para baixo. Se a lavagem nasal for efetuada de barriga para cima, irá sobrecarregar-se o nariz que já respira mal. Ao introduzir o soro ainda vai respirar pior. Além disso, o soro acabará por sair, não descendo para a boca com o muco. É ineficaz! O bebé deve estar deitado de lado. O soro deverá ser inserido através da narina superior e deve tapar-se a narina inferior e a boca. Desta forma, vai provocar uma inspiração profunda e será nesse momento que deve aplicar o soro, para que o muco desça para a boca. Seguidamente estas serão eliminadas pela tosse ou engolidas e eliminadas posteriormente nas fezes. Em seguida, deita-se o bebé no lado oposto e repete-se o tratamento na outra narina. Para humedecer, basta colocar o bebé de barriga para cima, para introduzir melhor o soro.
Bebés com mais de 6 meses:
Sentado, porque evitamos que o muco vá para o ouvido, inclinando a cabeça para a frente e para a esquerda para colocar soro à direita, mantendo a boca e a narina esquerda tapada e de seguida repetir o mesmo processo para a narina esquerda. Se engolir, o muco vai para as fezes. Se tossir e depois deitar fora, também é normal.
Quando a criança se assoar sozinha, não se deve fazer esta lavagem.
Atenção! Devemos ter muito cuidado ao colocar o soro. Não deve ser feita muita pressão na narina, com o objetivo de não ferir ou provocar desconforto.
Não hesite em contactar-nos, em caso de dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário