Aspiração de muco no nariz, sim ou não?




Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/aspiracao-de-muco-no-nariz-sim-ou-nao


Especialistas em Fisioterapia Respiratória em crianças não recomendam a aspiração. Ao utilizar o aspirador há a probabilidade do vácuo empurrar o muco para dentro da trompa de Eustáquio (canal que existe entre o ouvido e a garganta), provocando o seu entupimento. Além de que a pressão que se cria no nariz é desconfortável e seca a mucosa. Não há a necessidade de aspirar de forma sistemática, apenas quando há muco que não conseguimos limpar de outra forma. 
Se o muco sair ou se notamos que o bebé faz menos ruído a respirar, não devemos aspirar. É aconselhada a lavagem nasal em vez da aspiração, para limpar o nariz do bebé. Uma vez que o bebé não tem muco, não temos que realizar lavagem nasal todos os dias. Nós adultos, não nos assoamos quando não precisamos!
Os bebés têm muita dificuldade em tossir e expelir a expetoração. Não conseguem fazê-lo espontaneamente, só o fazem quando as secreções chegam a uma zona que seja “ponto reflexo”. Isso faz com que as secreções se acumulem, impedindo a respiração da criança por via nasal e, portanto, dificultando a amamentação/alimentação.

                     

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.