quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Saiba tudo sobre bronquiolite






O que é a bronquiolite? 
A Bronquiolite deve ser identificada pelo médico. É este profissional que deve fazer o diagnóstico. Trata-se de uma infeção viral primária do sistema respiratório inferior. 
São bebés entre os 0 e os 24 meses os mais afetados. Em 90% dos casos, o Vírus Sincicial respiratório (RSV) é o grande responsável. O período de maior incidência é, normalmente, entre os meses de outubro e abril. Durante este período, há uma grande correria dos pais até aos centros de saúde e serviços de urgência. Em muitos casos, é necessário internar as crianças.
As crianças começam por fazer febres baixas, tem tosse e ouvem-se ruídos no peito. A respiração fica desordenada. O tratamento deve ser médico. O nosso tratamento de fisioterapia respiratória é complementar nesta doença. Através do nosso trabalho, faz-se prevenção, tratamento e estabilização das alterações que afetam o sistema toraco-pulmonar. O principal objetivo é mobilizar e evacuar as secreções (muco), dado que são estas que estão a obstruir as vias aéreas e a promover a troca de gases necessários para uma boa ventilação.
O que podem os pais fazer em casa?
Para prevenir estes problemas respiratórios, os pais podem: levantar ligeiramente o colchão do berço na região da cabeça, realizar lavagem nasal sempre que as crianças apresentarem sujidade, antes de comerem e de dormir. Além disso, evitar ambientes muito quentes e húmidos.
Quais os benefícios da Cinesioterapia Respiratória?
A remoção de secreções ajuda a controlar a tosse e como consequência melhora o sono e a alimentação. Desta forma prevenimos a evolução para infeções respiratórias mais graves. Clinicamente, está comprovado que a Cinesioterapia Respiratória é um bom tratamento para pacientes com bronquiolite, principalmente latentes. Previne ainda doenças associadas a curto e longo prazo.
Leia mais sobre este tema no nosso blogue.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário